POD forma facilitadores do Escola + Paz e lança site nesta sexta-feira
Publicação:

Os primeiros seis meses de trabalho para a implantação da cultura de paz nas escolas gaúchas já somam resultados. Os 591 facilitadores capacitados neste ano receberão a certificação do projeto Escola+Paz nesta sexta-feira, 14, às 17 horas. São professores, diretores de escolas, pedagogos e outros representantes da comunidade escolar. No encontro, na sede da Escola de Magistratura da Ajuris (rua Celeste Gobbato, 229 - Porto Alegre) também serão apresentados os resultados de 2018 e as ações para 2019.
A estratégia de pacificação está sendo aplicada em comunidades escolares de seis territórios da Região Metropolitana de Porto Alegre. Abrange a Capital (nos bairros Restinga, Cruzeiro, Lomba do Pinheiro e Rubem Berta) e os municípios de Alvorada e Viamão. O projeto integra o Programa de Oportunidades e Direitos (POD) e é desenvolvidos em parceria com as Cipaves e a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris).
As escolas são convidadas a implantar as práticas restaurativas no seu cotidiano como ferramenta pedagógica e instrumento de fortalecimento do convívio escolar e resolução de conflitos. Até junho de 2019, a metodologia dos círculos de construção de paz habilitará 1.200 facilitadores. O objetivo é também absorver o atendimento extrajudicial de conflitos mais graves e atos infracionais de menor potencial ofensivo, como já previsto em lei federal.
Site
No evento, nesta sexta-feira, também será lançado o site Escola+Paz. Além de sintetizar o propósito do projeto, a página na internet oferece notícias, vídeos, fóruns de discussão e acesso ao manual Círculos em Movimento para os usuários cadastrados.